História e sucessos boca juniors feminino
Desde sua fundação em 1990 e por várias décadas consecutivas, a equipe feminina do famoso clube argentino Boca Juniors tem sido uma força poderosa em todos os torneios dos quais tem participado. Em particular, o BJF não deixou nenhuma pedra por virar na maioria dos jogos da liga Campeonato de Fútbol Femenino.
Entre as características interessantes da equipe está o fato de que desde 2020 ela é liderada por Roman Riquelme, um ex-jogador do plantel masculino do clube sul-americano. Também vale a pena notar que durante muitos anos a seção feminina do clube jogou em um estádio separado, mas em 9 de março de 2019 aconteceu um evento histórico – a equipe feminina jogou uma partida oficial na arena La Bombonera, o campo do time principal. Isto provavelmente poderia ser visto como um reconhecimento das realizações do futebol feminino na Argentina em geral e da divisão do clube argentino em questão em particular.
A jornada esportiva da equipe
Para designar o período formativo de boca juniors feminino poderia ser o período de 1990-1998. Durante este período, a equipe estava engajada na seleção do plantel, na formação de uma equipe técnica estável, no estabelecimento da infra-estrutura e assim por diante. E muitas vezes tivemos que lutar com vários obstáculos, sob a forma de pressão da direção do clube por causa da ausência real de resultados significativos.
Mas no final, todos os esforços feitos tiveram seus frutos – a partir de 1998, começou uma verdadeira era de sucesso para as “gladiadoras” mulheres. Os melhores desempenhos foram registrados em 2003-2008, quando a equipe conquistou 10 títulos consecutivos da liga, garantindo o status de hegemônica no campeonato nacional, deixando suas rivais mais próximas muito para trás. Mas deve ser enfatizado que todos estes resultados foram alcançados quando o futebol feminino ainda não tinha um status profissional na Argentina.
Uma nova era começou em 2019, quando todo o plantel, ou seja, 21 jogadores, puderam assinar seus primeiros contratos profissionais de sempre. O clube continuou mostrando altos resultados, muitas vezes batendo seus adversários na seca com resultados devastadores. Por exemplo, uma partida histórica na arena do clube masculino BJ terminou com um placar de 5-0 em favor dos convidados. O time também venceu a partida do título da Primera Divisão por um deslizamento de terra, não deixando nem mesmo um ponto molhado de seu principal adversário River Plate – 7-0.
Discurso em Copa Libertadores
Não é segredo que o principal campeonato de futebol da América do Sul é Copa Libertadores, capturando a atenção dos ventiladores muito além das fronteiras do continente americano. Ela é realizada separadamente entre os clubes masculino e feminino. E a equipe em questão tem muito o que se gabar neste campo.
- 2010. Tendo saído confiante do grupo em segundo lugar, a equipe não conseguiu lidar com o Santos brasileiro na etapa semifinal e foi lutar pela medalha de bronze na partida pelo terceiro lugar. Lá, o clube Deportivo Quito foi derrotado em um duro combate (2-1).
- 2011. Não conseguiu sair do grupo, terminando em terceiro lugar.
- 2012. Não conseguiu sair do grupo, terminando em segundo lugar.
- 2013. Não conseguiu sair do grupo, terminando em segundo lugar.
- 2014. Não conseguiu sair do grupo, terminando em segundo lugar.
- 2020. Depois de se classificar perfeitamente na fase de grupos e até mesmo de registrar uma retumbante vitória sobre o Deportivo Tropico (10-1), o clube parou nas quartas de final depois de perder para os Estados Unidos (1-2).
Lembrar que o sorteio em 2020 é qualitativamente diferente de todos os outros, pois já foi realizado entre equipes com status de profissionais.